Valdir Florindo é eleito presidente da 2ª Região para biênio 2024/2026

O Tribunal Pleno da Justiça do Trabalho da 2ª Região acaba de eleger como presidente do biênio 2024/2026 o desembargador Valdir Florindo, que vai assumir o cargo no dia 1º de outubro.

O magistrado recebeu 62 votos, tendo concorrido em segundo turno com a desembargadora Tania Bizarro Quirino de Morais (23 votos). Dos 86 integrantes do Pleno, 85 compareceram. O eleito será o 36º presidente do maior tribunal trabalhista do país, que reúne cerca de 600 magistrados, quase 5,5 mil servidores e aproximadamente 400 mil processos recebidos em 1º grau em 2023.

Em seguida, o colegiado escolhe os(as) ocupantes dos cargos de vice-presidente administrativo, vice-presidente judicial e corregedor regional. E, ainda, os membros do Órgão Especial, do Conselho Consultivo da Escola Judicial, da Ouvidoria e da Comissão de Vitaliciamento.

Segundo do advogado Gabriel Augusto Medrado Pereira, é importante ter um representante da advocacia nesse período de aguçada tensão social entre o capital e a força de trabalho.

Quem veio da advocacia está vocacionado a solucionar problemas e não criar problemas, diferente do que tradicionalmente ocorre com as vagas da magistratura, majoritariamente oriunda da elite jurídica e industrial do país.